RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966Abstract
Os modos pelos quais o ensino religioso se estrutura nos sistemas de ensino brasileiro é um tema que vem sendo debatido por muitas estudiosas e estudiosos, pois considera-se que há um desafio neste quesito ao cumprimento constitucional de uma educação laica e o respeito a diversidade religiosa do país. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise sobre como são abordados os conteúdos relacionados às religiões de matriz africana no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), entre os anos 2007 a 2016, em conformidade com Lei de Diretrizes e Bases da Educação no que diz respeito ao Art. 26-A. Foram selecionados todos os artigos que faziam referência a religiões de matriz africana, em especial, ao Candomblé e a Umbanda, que foram categorizados para posterior análise de conteúdo. Dessa seleção inicial, 17 artigos foram analisados, e, sobre eles, pode-se inferir que apresentaram discussões acerca da relevância histórica e cultural das Religiões de Matriz Africana e a importância de abordá-las no contexto escolar, em contrapartida, um artigo corroborou para reprodução do racismo religioso. E, por fim, registraram-se dois pontos relevantes em relação aos estudos, primeiro foram os artigos com a baixa qualidade teórica, e depois, os que anunciaram discutir um tema, porém não entregaram tal discussão. Finalizando esta pesquisa concluímos que o PDE ainda se apresenta como um mecanismo frágil na questão da abordagem do Ensino Religioso em relação às Religiões de Matriz Africana, pois o número de trabalhos que abordam essas temáticas interseccionadas ainda é pouco expressivo ou de baixa relevância diante da importância da temática.
Palavras-chave: Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná; Ensino Religioso; Religiões de Matriz Africana; Formação de professores(as).
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