EARLY BASIC EDUCATION TEACHERS' CONTINUOUS TRAINING:

CHALLENGES AND CONFLICTS IN THE CURRENT GOVERNMENT

Authors

Keywords:

Neoliberalismo; Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; Políticas Públicas.

Abstract

The article is an excerpt from a doctoral thesis defended at a public Federal University of Minas Gerais. The objective was to discuss the orientation of neoliberalism and its implications for the continuing education of teachers in the early years of elementary school in the current government. Bibliographic research was used, based on authors such as Dardot and Laval (2016); Decker (2015); Evangelist (2016); Freitas (2014/2018); Libâneo (2016); Shiroma (2017); among others. In the consultation of documents, several laws and resolutions were used, and in the field research, the application of online questionnaires. From the analyzes carried out, it was possible to understand that the continuing education of teachers in the early years of elementary school has been determined by the guidelines of international organizations, with principles that are beyond the expectations of teachers, transforming them into chores and unprepared to meet their demands. imposed. In the search for more optimistic horizons, the need to strengthen the fight against current policies that threaten achievements achieved in the past was inferred, especially public policies aimed at the continuing education of teachers, as these are also threatened.

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Author Biographies

  • Adrinelly Lemes Nogueira, Rede Municipal de Ensino de Uberaba -MG

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP), onde atuou como bolsista no Subprojeto Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFU). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia , na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE) e do Laboratório de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE) da Universidade Federal de Uberlândia. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG desde 2016.

  • Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação. Mestrado em Educação pela UFU. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professora ASSOCIADA na Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Formação de professores,Ensino Superior e Didática. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Coordenação Pibid Gestão UFU/Pontal de 2016 a 2018. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) linha Estado, Políticas e Gestão em Educação. Atuou como Docente permanente e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital, entre 2013 a 2018. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e GEPPOPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas .

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Published

2022-12-18

How to Cite

EARLY BASIC EDUCATION TEACHERS’ CONTINUOUS TRAINING:: CHALLENGES AND CONFLICTS IN THE CURRENT GOVERNMENT . (2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8847

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