FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS NO ATUAL GOVERNO

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo; Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; Políticas Públicas.

Resumo

O artigo é um recorte da tese de doutorado defendida em uma Universidade pública Federal de Minas Gerais. O objetivo foi discutir a orientação do neoliberalismo e suas implicações para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no atual governo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com fundamentação em autores como Dardot e Laval (2016); Decker (2015); Evangelista (2016); Freitas (2014/ 2018); Libâneo (2016); Shiroma (2017); dentre outros. Na consulta a documentos recorreu-se a várias leis e resoluções e, na pesquisa de campo, a aplicação de questionários online.  Pelas análises realizadas foi possível compreender que a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental tem sido determinada pelas diretrizes dos organismos internacionais, com princípios que fogem aos anseios dos professores, transformando-os em tarefeiros e despreparados para atender às demandas que lhes são impostas. Na busca por horizontes mais otimistas, depreendeu-se a necessidade do fortalecimento na luta contra políticas atuais que ameaçam conquistas alcançadas outrora, especialmente as políticas públicas voltadas para a formação continuada dos professores, pois estas também se encontram ameaçadas.

 

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Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Rede Municipal de Ensino de Uberaba -MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP), onde atuou como bolsista no Subprojeto Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFU). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia , na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE) e do Laboratório de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE) da Universidade Federal de Uberlândia. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG desde 2016.

Maria Célia Borges , Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação. Mestrado em Educação pela UFU. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professora ASSOCIADA na Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Formação de professores,Ensino Superior e Didática. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Coordenação Pibid Gestão UFU/Pontal de 2016 a 2018. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) linha Estado, Políticas e Gestão em Educação. Atuou como Docente permanente e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital, entre 2013 a 2018. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e GEPPOPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas .

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Publicado

18/12/2022

Como Citar

Nogueira, A. L., & Borges, M. C. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: : DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS NO ATUAL GOVERNO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8847