FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS NO ATUAL GOVERNO
Palavras-chave:
Neoliberalismo; Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; Políticas Públicas.Resumo
O artigo é um recorte da tese de doutorado defendida em uma Universidade pública Federal de Minas Gerais. O objetivo foi discutir a orientação do neoliberalismo e suas implicações para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no atual governo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com fundamentação em autores como Dardot e Laval (2016); Decker (2015); Evangelista (2016); Freitas (2014/ 2018); Libâneo (2016); Shiroma (2017); dentre outros. Na consulta a documentos recorreu-se a várias leis e resoluções e, na pesquisa de campo, a aplicação de questionários online. Pelas análises realizadas foi possível compreender que a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental tem sido determinada pelas diretrizes dos organismos internacionais, com princípios que fogem aos anseios dos professores, transformando-os em tarefeiros e despreparados para atender às demandas que lhes são impostas. Na busca por horizontes mais otimistas, depreendeu-se a necessidade do fortalecimento na luta contra políticas atuais que ameaçam conquistas alcançadas outrora, especialmente as políticas públicas voltadas para a formação continuada dos professores, pois estas também se encontram ameaçadas.
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