O FENÔMENO MIGRATÓRIO HAITIANO E SUA IMPLICAÇÃO NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Migração. Globalização. Haitianos. Educação.Resumen
O presente artigo é resultante de uma investigação bibliográfica e busca estabelecer uma aproximação e possível diálogo entre o fenômeno migratório hodierno e o universo da educação, reflexionado a partir do espaço acadêmico e social de atuação, face ao recente fenômeno imigratório haitiano no Brasil. O intento é oportuno, pois quer trazer à baila um assunto que precisa ganhar espaço e protagonismo. Trata-se, pois, do fenômeno migratório global, o qual será refletido a partir do processo imigratório haitiano no Brasil, desencadeado substancialmente a partir dos primeiros meses do ano de 2010, por ocasião do terremoto que atingiu a capital do país, Porto Príncipe. No bojo de tal processo está a busca por melhores condições de vida, o que implica a busca pela inserção no universo educacional, estabelecendo, desta forma, uma interface entre o fenômeno migratório haitiano e o campo da educação, singularmente no que se refere à educação de nível superior.
Descargas
Referencias
ALVAREZ, Ricardo. Deslocados. Blog Controvérsia. 2017. Disponível em: http://controversia.com.br/2705. Acesso em 7 de ago de 2018.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BORDIGNON, Sandra de Ávila Farias. Inserção dos imigrantes haitianos nos contextos educativos escolares e não-escolares no Oeste Catarinense. Dissertação de Mestrado. Chapecó, Unochapecó, 2016.
CASTRO, Josué de. Ensaios de Geografia Humana. São Paulo: Brasiliense, 1966.
COTINGUIBA, Geraldo C. Imigração haitiana para o Brasil – a relação entre trabalho e processos migratórios. Porto Velho, 2014.
COTINGUIBA, Maria Lima Pimentel; COTINGUIBA, Geraldo Castro. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Revista Pedagógica. Chapecó, Unochapecó, 2014.
DAp - DOCUMENTO DE APARECIDA. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe. São Paulo, Paulus, 2009.
FERNANDES, Duval; CASTRO, Maria da Consolação G. Projeto: Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral. Brasilia, 2014.
MAGALHÃES, Luís Felipe Aires. O Haiti é aqui: primeiros apontamentos sobre os imigrantes haitianos em Balneário Camboriú – SC. Revista PerCursos. Florianópolis, v.15, n.28, p. 223-256, jan/jun., 2014.
PARISE, Paolo. Movimento global da Imigração. Revista Ave Maria. São Paulo, ano 118, junho de 2016.
PAPA FRANCISCO. Movimento global da Imigração. Revista Ave Maria. São Paulo, ano 118, junho de 2016.
VV.AA. Cadernos de Debates: Refúgio, Migrações e Cidadania, v.10, n.10. Brasília, Instituto Migrações e Direitos Humanos, 2015.
ZAMBERLAM, Jurandir, et al. Os novos rostos da imigração no Brasil: haitianos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Solidus, 2014.
_________________________. Migrações no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Solidus, 2016.
WORLD BANK. The Migration and remittance fact book-2011. World Banck Washington. Disponível em: https://siteresources.worldbank.org/INTLAC/Resources/Factbook2011-Ebook.pdf Acesso em 07 de agos de 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.