JOGOS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12320Palabras clave:
jogos, argumentação, ensino de química, ensino de ciênciasResumen
Na presente pesquisa, versamos a respeito dos jogos no ensino de química/ciências e suas potencialidades ao serem trabalhados com o auxílio da argumentação. Nos estudos iniciais acerca dos jogos e suas potencialidades, notamos que, apesar de estar numa crescente, as pesquisas envolvendo a temática ainda necessitam de mais estudos que promovam dialogicidade entre si. Com base nisso, nos propomos a realizar uma análise cienciométrica para investigar a produção científica em periódicos com a última classificação da Capes (2017-2020) em Qualis A. Como descritores de pesquisa, buscamos pelo termo jogo/jogos em um recorte temporal que compreende a artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2023). Um total de 183 pesquisas foram encontradas, com as quais houve uma caracterização a respeito do nível de ensino para o qual se destinavam ou o tipo de pesquisa realizado. Desse quantitativo, 84 foram caracterizados como voltados ao Ensino Médio/Técnico/Pré-vestibular, área de interesse para uma série de observações, como as palavras-chave desses trabalhos, os conteúdos curriculares objetivados e, por fim, suas relações com a argumentação. Nesta última etapa, temos como método a Análise Textual Discursiva (ATD), que foi aplicada nos 5 artigos que tinham a argumentação como objetivo explícito com a aplicação dos jogos. Consideramos que a pesquisa contribui para mais dialogicidade nas áreas de jogos e de argumentação no ensino de ciências, mas que as relações entre essas duas temáticas podem, ainda, ser aprofundadas de forma mais abrangente, observando o potencial de desencadear a argumentação até mesmo em jogos que não têm esse intuito previamente definido.
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