JOGOS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12320

Keywords:

jogos, argumentação, ensino de química, ensino de ciências

Abstract

Na presente pesquisa, versamos a respeito dos jogos no ensino de química/ciências e suas potencialidades ao serem trabalhados com o auxílio da argumentação. Nos estudos iniciais acerca dos jogos e suas potencialidades, notamos que, apesar de estar numa crescente, as pesquisas envolvendo a temática ainda necessitam de mais estudos que promovam dialogicidade entre si. Com base nisso, nos propomos a realizar uma análise cienciométrica para investigar a produção científica em periódicos com a última classificação da Capes (2017-2020) em Qualis A. Como descritores de pesquisa, buscamos pelo termo jogo/jogos em um recorte temporal que compreende a artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2023). Um total de 183 pesquisas foram encontradas, com as quais houve uma caracterização a respeito do nível de ensino para o qual se destinavam ou o tipo de pesquisa realizado. Desse quantitativo, 84 foram caracterizados como voltados ao Ensino Médio/Técnico/Pré-vestibular, área de interesse para uma série de observações, como as palavras-chave desses trabalhos, os conteúdos curriculares objetivados e, por fim, suas relações com a argumentação. Nesta última etapa, temos como método a Análise Textual Discursiva (ATD), que foi aplicada nos 5 artigos que tinham a argumentação como objetivo explícito com a aplicação dos jogos. Consideramos que a pesquisa contribui para mais dialogicidade nas áreas de jogos e de argumentação no ensino de ciências, mas que as relações entre essas duas temáticas podem, ainda, ser aprofundadas de forma mais abrangente, observando o potencial de desencadear a argumentação até mesmo em jogos que não têm esse intuito previamente definido.

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Author Biographies

  • Marcos Batista de Morais, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/CAA/UFRPE).  É licenciado em Química pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE)

  • Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE

    Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Química da UAST/UFRPE. Licenciada em Química, mestre e doutora em ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Também é professora colaboradora no PPGECM/CAA/UFPE.

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Published

2024-07-11

How to Cite

Batista de Morais, M., & Vieira da Silva, F. C. (2024). JOGOS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 107-119. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12320