CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA A PARTIR DE HISTÓRIAS COTIDIANAS: uma abordagem didática para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12613Palabras clave:
Ensino de Sociologia. , Cotidiano., Abordagem DidáticaResumen
Este artigo apresenta uma experiência de ensino de sociologia realizada com estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. A sociologia, no contexto do curso técnico, faz parte do núcleo politécnico, que tem como elemento básico conectar a área tecnológica com a básica, dessa maneira, além de buscar desnaturalizar o social, a área precisa assentar a produção do trabalho humano como potencializador criativo, em seu desenvolvimento social, econômico e político. Desse modo, o texto mostra que a dramatização de histórias cotidianas entrelaçadas aos conceitos dos autores clássicos da sociologia promove uma experiência de aprendizagem significativa. Por fim, conclui-se que a disciplina de sociologia é necessariamente teórica e prática, sendo uma reflexão científica sobre a ação humana e suas diversas potencialidades, que deve, no nível do ensino básico apresentar as potencialidades analíticas por meio de exemplos factíveis, para melhor entendimento, compreensão, imaginação e transformação dos jovens e adultos estudantes.
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Referencias
BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; QUINTARENIRO, Tânia; RIVEIRO, Patrícia. Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2012.
GUIMARÃES NETO, Euclides; GUIMARÃES, José Luis Braga; ASSIS, Marcos Arcanjo de. Educar pela sociologia: contribuições para a formação do cidadão. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado, IFFAR, Campus Alegrete, 2020.
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