CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA A PARTIR DE HISTÓRIAS COTIDIANAS: uma abordagem didática para o ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12613

Palabras clave:

Ensino de Sociologia. , Cotidiano., Abordagem Didática

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de ensino de sociologia realizada com estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. A sociologia, no contexto do curso técnico, faz parte do núcleo politécnico, que tem como elemento básico conectar a área tecnológica com a básica, dessa maneira, além de buscar desnaturalizar o social, a área precisa assentar a produção do trabalho humano como potencializador criativo, em seu desenvolvimento social, econômico e político. Desse modo, o texto mostra que a dramatização de histórias cotidianas entrelaçadas aos conceitos dos autores clássicos da sociologia promove uma experiência de aprendizagem significativa.  Por fim, conclui-se que a disciplina de sociologia é necessariamente teórica e prática, sendo uma reflexão científica sobre a ação humana e suas diversas potencialidades, que deve, no nível do ensino básico apresentar as potencialidades analíticas por meio de exemplos factíveis, para melhor entendimento, compreensão, imaginação e transformação dos jovens e adultos estudantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Diego Fernandes Dias Severo, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

    Professor de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. Doutor em Antropologia (UFPel), Mestre em Ciências Sociais (UFSM) e Licenciado em Ciências Sociais (Unisinos). Atua nos cursos técnicos e superiores do IFFar, realiza pesquisa no campo da Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho e Etnologia Indígena. Possui interesse nas áreas da Sociologia e Antropologia Rural e da Alimentação. Tem experiência em Etnologia, pesquisando junto ao povo Kaingang, nas áreas da Política e Chefia, Parentesco e Organização Social.

Referencias

BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; QUINTARENIRO, Tânia; RIVEIRO, Patrícia. Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2012.

GUIMARÃES NETO, Euclides; GUIMARÃES, José Luis Braga; ASSIS, Marcos Arcanjo de. Educar pela sociologia: contribuições para a formação do cidadão. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado, IFFAR, Campus Alegrete, 2020.

Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Fernandes Dias Severo, D. (2025). CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA A PARTIR DE HISTÓRIAS COTIDIANAS: uma abordagem didática para o ensino. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 83-92. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12613