ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: contribuições para a formação integral do estudante na educação profissional e tecnológica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12918

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino médio integrado, estágio supervisionado; observação; construção de saberes

Abstract

O presente artigo tem como tema a prática do estágio no Ensino Médio Integrado permeando as concepções e contradições existentes dessa relação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, o objetivo proposto analisa as contribuições do estágio supervisionado como momento oportuno da práxis a ser vivenciado pelo estudante durante o processo da formação integral na EPT. O estudo privilegiará o diálogo com a base teórica da EPT, em especial Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), bem como a pesquisa de Grasel et. al (2024). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, possui caráter exploratório, utilizando-se da ferramenta de revisão bibliográfica de obras que tratam sobre o tema. Os resultados apontam que existe uma necessidade de superação da alienação da sociedade em relação a dicotomia existente entre as classes sociais e a finalidade a que o ensino lhe são ofertadas. Nessa perspectiva o Ensino Médio Integrado (EMI), considerando a concepção da formação integrada, e o estágio supervisionado pensado como prática e teoria indissolúvel, apresentam a oportunidade de uma educação profissional articulada com as demais dimensões do estudante/indivíduo, que ao transformar-se em um ser ciente e crítico da realidade que está inserido é capaz de refletir e propor mudanças que avancem no sentido dessa superação necessária. A pesquisa contribui com a agenda que trata do estágio supervisionado no EMI da EPT.

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Author Biographies

  • Ronancielle Teixeira de Abreu Lima, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Graduada em Administração pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2011), especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT-Campus Cuiabá (2024) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) (2024). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP), desenvolve pesquisas na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

  • José Vinicius da Costa Filho, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDUrb). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Ciência Política, Direito e Gestão Pública.

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Published

2024-12-27

How to Cite

Teixeira de Abreu Lima, R., & da Costa Filho, J. V. . (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: contribuições para a formação integral do estudante na educação profissional e tecnológica. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 124-135. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12918