ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: contribuições para a formação integral do estudante na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12918Keywords:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino médio integrado, estágio supervisionado; observação; construção de saberesAbstract
O presente artigo tem como tema a prática do estágio no Ensino Médio Integrado permeando as concepções e contradições existentes dessa relação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, o objetivo proposto analisa as contribuições do estágio supervisionado como momento oportuno da práxis a ser vivenciado pelo estudante durante o processo da formação integral na EPT. O estudo privilegiará o diálogo com a base teórica da EPT, em especial Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), bem como a pesquisa de Grasel et. al (2024). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, possui caráter exploratório, utilizando-se da ferramenta de revisão bibliográfica de obras que tratam sobre o tema. Os resultados apontam que existe uma necessidade de superação da alienação da sociedade em relação a dicotomia existente entre as classes sociais e a finalidade a que o ensino lhe são ofertadas. Nessa perspectiva o Ensino Médio Integrado (EMI), considerando a concepção da formação integrada, e o estágio supervisionado pensado como prática e teoria indissolúvel, apresentam a oportunidade de uma educação profissional articulada com as demais dimensões do estudante/indivíduo, que ao transformar-se em um ser ciente e crítico da realidade que está inserido é capaz de refletir e propor mudanças que avancem no sentido dessa superação necessária. A pesquisa contribui com a agenda que trata do estágio supervisionado no EMI da EPT.
Downloads
References
ARAUJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. DOI: 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jul. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 21 set. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 set. 2024.
BRASIL. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Seção 1, p3. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 21 set. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 set. 2024.
CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3983/3306. Acesso em: 16 set. 2024.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Concepções e Contradições. 3ed. São Paulo: Cortez: 2012.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, vol 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GIL, Antonio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GRASEL, G.; COSTA FILHO, J.; VIDAL, L.; SUANNO, M.; SILVA, A. Estágio supervisionado no ensino médio integrado: Formação para o (mundo do) trabalho?. Metodologias e Aprendizado, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 78–101, 2024. DOI: 10.21166/metapre.v7i1.4945. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/4945. Acesso em: 11 set. 2024.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação profissional e tecnológica. Holos, [S. l.], v. 2, p. 4–30, 2008. DOI: 10.15628/holos.2007.11. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 11 set. 2024.
PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. Propostas de diretrizes curriculares. São Paulo: Moderna, 2012.
RAULINO, C. G. de S.; DIEMER, O. O estágio como prática educativa no currículo integrado: percepções docentes e discentes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n:, p. e181522, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1815. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1815. Acesso em: 22 set. 2024.
RIBEIRO, Silvia Fernanda Martins Dias. ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o estágio como um dos elementos articuladores da formação geral e profissional. 2011. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 set. 2024
SOUZA, José dos Santos. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, p. 123-140, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00095. Acesso em: 10 set. 2024.
VIEIRA, D. E. O estágio supervisionado curricular na formação do técnico em agropecuária no IFPB Sousa. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4942/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 24 set. 2024
ZABALZA, Miguel A. O Estágio e as Práticas em Contextos Profissionais na Formação Universitária. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.