A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise documental dos materiais didáticos à luz dos temas transversais na BNNC
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13048Palabras clave:
Educação, Sexualidade, BNCCResumen
Este estudo explora a temática sexo e sexualidade na educação básica, descrita pelas orientações na BNCC, nas aulas de Ciências e Biologia, analisando como ela é abordada nos livros didáticos e Material Estruturado, distribuídos nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso. A pesquisa compara o conteúdo dos livros fornecidos pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) até 2021 com o Material Estruturado, lançado no segundo semestre de 2021, para verificar a conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Temas Transversais, que inclui a educação sexual. Utilizando uma metodologia qualitativa e documental, a análise revela que, quando a educação sexual é abordada de forma ampla e fundamentada, os estudantes desenvolvem um entendimento mais inclusivo sobre a temática e que envolvem diretrizes como identidade de gênero e orientação sexual. Consideramos ao final desta pesquisa, destacar a necessidade de adequação contínua dos materiais pedagógicos, promovendo uma educação sexual contextualizada e acessível, rompendo tabus e preconceitos existentes nos materiais fornecidos, e com os próprios docentes. O estudo recomenda, portanto, uma maior integração entre os conteúdos curriculares e a formação docente, fortalecendo o papel da escola como ambiente de aprendizagem e respeito à diversidade.
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