A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise documental dos materiais didáticos à luz dos temas transversais na BNNC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13048

Palavras-chave:

Educação, Sexualidade, BNCC

Resumo

Este estudo explora a temática sexo e sexualidade na educação básica, descrita pelas orientações na BNCC, nas aulas de Ciências e Biologia, analisando como ela é abordada nos livros didáticos e Material Estruturado, distribuídos nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso. A pesquisa compara o conteúdo dos livros fornecidos pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) até 2021 com o Material Estruturado, lançado no segundo semestre de 2021, para verificar a conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Temas Transversais, que inclui a educação sexual. Utilizando uma metodologia qualitativa e documental, a análise revela que, quando a educação sexual é abordada de forma ampla e fundamentada, os estudantes desenvolvem um entendimento mais inclusivo sobre a temática e que envolvem diretrizes como identidade de gênero e orientação sexual. Consideramos ao final desta pesquisa, destacar a necessidade de adequação contínua dos materiais pedagógicos, promovendo uma educação sexual contextualizada e acessível, rompendo tabus e preconceitos existentes nos materiais fornecidos, e com os próprios docentes. O estudo recomenda, portanto, uma maior integração entre os conteúdos curriculares e a formação docente, fortalecendo o papel da escola como ambiente de aprendizagem e respeito à diversidade.

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Biografia do Autor

  • Frederico Mazieri de Moraes, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso - SEDUC/MT

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (UNIC - 2010). Especialista em Gestão e Perícia Ambiental pela Universidade de Cuiabá (UNIC - 2013). Mestre pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT no Programa de Pós-Graduação no ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM - BBG - Barra do Bugres - Campus Universitário Dep. Est. Renê Barbour, sob a orientação da Prof.ª Dra. Isabela Augusta Andrade Souza (UNEMAT Sinop).  Atualmente, é professor da educação básica, na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC - MT), na disciplina de Ciências da Natureza para os alunos do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental, lotado na Diretoria Metropolitana de Educação, Coordenadoria de Gestão Pedag´ógica - DME/COPED.

  • Isabela Augusta Andrade Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Graduação em Psicologia (Bacharelado, Formação Clínica e Licenciatura), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica em Hospital (UFPR); Especialização em Administração em Recursos Humanos (UFPR). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutorado em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Docente da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT- Professor Adjunto). Líder dos grupos de Pesquisa cadastrados no CNPQ em Educação e Saúde e Grupo de Estudos em Psicologia, Filosofia e Sociologia, ambos de caráter de pesquisa e extensão. Professora permanente do Programa de pós-graduação stricto senso, e orientadora do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Co-autora do livro: Identidade e Emoção (ISBN 85-89485-53-6). Parecerista de revistas e de eventos científicos.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Andrade Souza, I. A. (2024). A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise documental dos materiais didáticos à luz dos temas transversais na BNNC (F. Mazieri de Moraes , Trad.). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 134-146. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13048