Emergência sócio-interacional em práticas escritas de Weblog

Autores/as

  • Robério Pereira Barreto FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.162

Resumen

Este ensaio apresenta teorizações a respeito do processo comunicativo que se estabelece a partir do uso de gêneros discursivos escritos, nas interações sociodiscursivas ocorridas no weblog. Tal exposição é resultante de pesquisa em fase inicial de doutoramento e que tem nas escolas públicas da microrregião de Irecê-BA que tem laboratórios de informática em atividade. Diz-se, portanto, que o grande valor desse tipo pesquisa é a observação sócio-interacional e da produção contínua de conhecimento entre aqueles que, direta ou indiretamente utilizam a escrita como tecnologia intelectual, professores e estudantes, capazes de promover a articulação dos conhecimentos na web através da escrita. Isto, sem dúvida, leva os ciberagentes a perceberem que a escrita no weblog está para além do ato comunicativo; é, pois a participação em redes sociais que, segundo a teoria da comunicação e do texto, ocorrem a partir da emergência com a qual o enunciador e enunciatário se pronunciam mutuamente. Assim educar para a web por meio da prática de escrita no weblog é reconhecer a possibilidade de autonomia que o aprendiz tem ante as ações abstratas realizadas pela escola que, infelizmente, ainda não possui conhecimentos para delinear novos caminhos que levem os aprendizes à auto-afirmação de suas escritas dentro e fora da sala de aula.

Palavras-chave: prática de escrita; socio-interacional; Weblog.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2015-07-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Emergência sócio-interacional em práticas escritas de Weblog. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.162