EaD na formação continuada de professores: a experiência de um novo cenário

Autores/as

  • Ana Claudia Lemes de Morais
  • Dulciene Melo de Brito Almeida
  • Gildete de Souza Alencar Alves

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.161

Resumen

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma experiência em formação continuada com professores no município de Nova Olímpia, viabilizada pelo Ambiente Virtual Moodle, na modalidade à distância. Um cenário implementado para atender aos objetivos e metas do Plano de Ação Articuladas (PAR), principalmente discutir a inserção da Educação à Distância (EaD) no contexto educacional do município, explorando as limitações e os desafios de praticar esta modalidade. Pretende-se com a Rede Formação Municipal preparar o indivíduo para pensar cada vez mais dentro das novas exigências do mundo globalizado onde o crescimento tecnológico é rápido e assustador. A experiência de aspectos mais qualitativos que quantitativos procura investigar os percursos de configuração, de preparação de tutores e de usuários para implementar e navegar no ambiente consolidado, valorizando os kits e materiais distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC). Ao ser monitorado pela Secretaria Municipal de Educação, mesmo que à distância, apresenta aspectos positivos de interação, de crescimento intelectual e de aperfeiçoamento das habilidades tecnológicas, além de atender as metas e ações previstas no Plano de Ações Articuladas e do Plano de Metas Todos Pela Educação.

Palavras-chaves: formação continuada; ambiente virtual de aprendizagem; EaD.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2015-07-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EaD na formação continuada de professores: a experiência de um novo cenário. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.161