Tecnologias digitais e comunidades surdas: modos de inclusão na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.166Resumen
Este trabalho analisa alguns modos de comunicação de pessoas surdas em suas relações com as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Foram entrevistados cinco surdos de várias partes do Brasil que fazem parte da Rede Social virtual SurdosOL. As entrevistas foram realizadas via MSN. Para discutir tal questão foi realizado um breve estudo histórico acerca dos movimentos da educação de surdos, enfatizando as discussões sobre as propostas de ensino dos métodos manualista, oralista e bilíngue. Também fundamentam as análises das entrevistas, estudos acerca de pesquisas atuais sobre a utilização das TICs pelas comunidades surdas. Os depoimentos dos entrevistados demonstram que eles utilizam o SurdosOL para comunicação, e também vários outros softwares e ferramentas de comunicação via Internet. As análises das entrevistas realizadas sugerem que as pessoas surdas têm utilizado tanto a linguagem escrita quanto a linguagem visual (imagens) para a comunicação entre surdos e entre estes e pessoas ouvintes, via tecnologias digitais. Muitas vezes estes dois tipos de linguagens são utilizadas simultaneamente no MSN. Os depoimentos confirmam que a Internet tem sido utilizada por pessoas surdas para a aprendizagem da LIBRAS e também da língua portuguesa. Este dado corrobora com as propostas contemporâneas de ensino bilíngue nas escolas. As pessoas surdas entrevistadas explicitam como vantagem do uso da Internet a possibilidade de se sentirem incluídas em novos espaços sociais.
Palavras-chave: tecnologias digitais; linguagem escrita e visual; comunidades surdas; inclusão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.