Tecnologias digitais e comunidades surdas: modos de inclusão na sociedade

Autores/as

  • Carime Rossi Elias
  • Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.166

Resumen

Este trabalho analisa alguns modos de comunicação de pessoas surdas em suas relações com as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Foram entrevistados cinco surdos de várias partes do Brasil que fazem parte da Rede Social virtual SurdosOL. As entrevistas foram realizadas via MSN. Para discutir tal questão foi realizado um breve estudo histórico acerca dos movimentos da educação de surdos, enfatizando as discussões sobre as propostas de ensino dos métodos manualista, oralista e bilíngue. Também fundamentam as análises das entrevistas, estudos acerca de pesquisas atuais sobre a utilização das TICs pelas comunidades surdas. Os depoimentos dos entrevistados demonstram que eles utilizam o SurdosOL para comunicação, e também vários outros softwares e ferramentas de comunicação via Internet. As análises das entrevistas realizadas sugerem que as pessoas surdas têm utilizado tanto a linguagem escrita quanto a linguagem visual (imagens) para a comunicação entre surdos e entre estes e pessoas ouvintes, via tecnologias digitais. Muitas vezes estes dois tipos de linguagens são utilizadas simultaneamente no MSN. Os depoimentos confirmam que a Internet tem sido utilizada por pessoas surdas para a aprendizagem da LIBRAS e também da língua portuguesa. Este dado corrobora com as propostas contemporâneas de ensino bilíngue nas escolas. As pessoas surdas entrevistadas explicitam como vantagem do uso da Internet a possibilidade de se sentirem incluídas em novos espaços sociais.

Palavras-chave: tecnologias digitais; linguagem escrita e visual; comunidades surdas; inclusão.

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Publicado

2015-07-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Tecnologias digitais e comunidades surdas: modos de inclusão na sociedade. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i1.166