A disciplina “Luta” no currículo do Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.1003Resumen
Esta pesquisa busca resgatar informações que fizeram e fazem parte de diferentes momentos históricos da disciplina “Luta” do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. Entende-se que os esportes de combate (Lutas) possuem importância social e cultural. Com base nesse entendimento, procuramos recuperar informações acerca da inclusão e evolução do ensino da disciplina “Luta” deste Curso, no período de 2006 a 2010. Verifica-se um acentuado descontentamento por parte dos alunos com a falta de professores qualificados e com práticas pedagógicas ultrapassadas, inexperiência e constantes mudanças do quadro docente. Porém, foi constatada uma tendência ao desaparecimento e desinteresse dessa disciplina por parte de docentes e discentes. Os dados demonstram que a prática das Lutas por pessoas não qualificadas, tende a desestimular o potencial criativo tanto do aluno como do professor no processo de ensino- aprendizagem, embora alguns alunos se adaptem melhor aos movimentos de determinadas modalidades. Consideramos que a partir do método aqui proposto, pode iniciar-se o ensino das Lutas com ênfase nas “razões do fazer”, significando ainda mais o aprendizado e permitindo que ele seja explorado nos diversos contextos (clubes, academias, escolas).
Palavras-chave: educação física; cultura corporal; lutas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.