Representações sociais sobre o lidar com a diferença na escola entre adolescentes do município de São José dos Quatro Marcos - MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1130Resumen
Este artigo é fruto da integração de duas vertentes de pesquisa do projeto “As múltiplas faces da violência na escola” intituladas “A construção de vínculos grupais na escola” e “Comportamento na escola e dinâmica intrafamiliar”, desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Sociedade (NIPES), da Faculdade de Quatro Marcos (FQM/MT). Objetivou-se analisar a estruturação das representações sociais, por parte de alunos de escolas da rede municipal de educação de São José dos Quatro Marcos - MT, em torno do lidar com as diferenças intergrupais, construídas no espaço escolar. Como problematização específica, estabeleceu-se o entendimento da correlação entre vivências intrafamiliares e comportamento violento entre estudantes, ocorridos no referido contexto. Participaram de entrevistas semi-estruturadas estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, durante o primeiro semestre de 2010. As representações sociais captadas foram trabalhadas pelo método da Análise de Conteúdo Temática, sendo abordados núcleos de sentido, entorno dos quais, gravitavam imaginários sobre o lidar com a diferença, nas escolas. Os resultados evidenciaram que os adolescentes apresentavam uma extrema dificuldade com relação à convivência com o outro, ficando em cheque a alteridade. Ressaltaram a existência de fragmentação, cada vez mais acentuada, entre seus colegas em grupos diferenciados, sendo algo temido e indesejado. Atos discriminatórios contra membros de grupos diferentes aos seus foram classificados como “zoação” ou “brincadeira”. Ao passo destas constatações, estes adolescentes apresentaram-se, extremamente, desamparados, principalmente, no interior de suas famílias. Ficou evidente a reprodução, na escola, de violências sofridas e/ou presenciadas em família, pautando, assim, as relações intergrupais.
Palavras-chave: representações sociais; relações intergrupais na escola; diferença; alteridade; dinâmica intrafamiliar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.