Representações sociais sobre o lidar com a diferença na escola entre adolescentes do município de São José dos Quatro Marcos - MT

Autores/as

  • Carlos Henrique Macena Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1130

Resumen

Este artigo é fruto da integração de duas vertentes de pesquisa do projeto “As múltiplas faces da violência na escola” intituladas “A construção de vínculos grupais na escola” e “Comportamento na escola e dinâmica intrafamiliar”, desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Sociedade (NIPES), da Faculdade de Quatro Marcos (FQM/MT). Objetivou-se analisar a estruturação das representações sociais, por parte de alunos de escolas da rede municipal de educação de São José dos Quatro Marcos - MT, em torno do lidar com as diferenças intergrupais, construídas no espaço escolar. Como problematização específica, estabeleceu-se o entendimento da correlação entre vivências intrafamiliares e comportamento violento entre estudantes, ocorridos no referido contexto. Participaram de entrevistas semi-estruturadas estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, durante o primeiro semestre de 2010. As representações sociais captadas foram trabalhadas pelo método da Análise de Conteúdo Temática, sendo abordados núcleos de sentido, entorno dos quais, gravitavam imaginários sobre o lidar com a diferença, nas escolas. Os resultados evidenciaram que os adolescentes apresentavam uma extrema dificuldade com relação à convivência com o outro, ficando em cheque a alteridade. Ressaltaram a existência de fragmentação, cada vez mais acentuada, entre seus colegas em grupos diferenciados, sendo algo temido e indesejado. Atos discriminatórios contra membros de grupos diferentes aos seus foram classificados como “zoação” ou “brincadeira”. Ao passo destas constatações, estes adolescentes apresentaram-se, extremamente, desamparados, principalmente, no interior de suas famílias. Ficou evidente a reprodução, na escola, de violências sofridas e/ou presenciadas em família, pautando, assim, as relações intergrupais.

Palavras-chave: representações sociais; relações intergrupais na escola; diferença; alteridade; dinâmica intrafamiliar.

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Biografía del autor/a

  • Carlos Henrique Macena Barbosa

    Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Sociedade (NIPES), Professor dos Cursos de Graduação de Psicologia e de Farmácia e Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Quatro Marcos (FQM/MT). Psicólogo Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araputanga – MT.

     

Publicado

2013-06-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Representações sociais sobre o lidar com a diferença na escola entre adolescentes do município de São José dos Quatro Marcos - MT. (2013). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1130