Instituições sociais: as interfaces entre escola e CREAS sobre a violência sexual contra crianças

Autores/as

  • Ariane Camila Tagliacolo Miranda
  • Edyane Silva de Lima
  • Eliane Rose Maio

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1247

Resumen

O enfoque desse artigo está voltado sobre as interfaces entre CREAS e instituições de ensino em relação àviolência sexual contra crianças. Propomos sobre as possibilidades de articulação entre essas instituições quevislumbram garantir direitos fundamentais às crianças. Nessa proposta, consideramos a relevância da inclusão daeducação sexual no contexto escolar, haja vista que o ambiente familiar não supre isoladamente tal questão. Paratanto, refletiremos sobre os serviços de enfrentamento a violência sexual contra crianças no âmbito do CREAS –Centro de Referência Especializado de Assistência Social e suas interferências que podem ser promovidas earticuladas nas instituições escolares a fim de formar um mecanismo de prevenção ao fenômeno da violência. Adefesa à educação sexual escolar está voltada a busca de informar, formar e prevenir as crianças da existência deabuso sexual. Essa defesa parte do entendimento de que muitas das causas de dificuldades de aprendizagemestão relacionadas aos aspectos emocionais, em situações que a criança enfrentou ou enfrenta e, neste caso, umacriança que foi vítima de abuso sexual em algum momento de sua vida pode ter comprometido odesenvolvimento psíquico e, por conseguinte, o processo cognitivo.

Palavras-chave: abuso sexual; articulação; prevenção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2014-01-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Instituições sociais: as interfaces entre escola e CREAS sobre a violência sexual contra crianças. (2014). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1247