A conflitiva posse da terra no norte mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1250Resumen
O presente artigo aborda a ocupação e a posse da terra no norte mato-grossense sob as categorias de análise deJosé de Souza Martins, buscando estabelecer os diferentes momentos do processo de expansão da fronteira(Frente de Expansão X Frente Pioneira). Dessa forma, ao problematizar a ocupação humana sobre a regiãoAmazônica, com informações a respeito dos conflitos sociais e das expectativas frustradas de posse da terraalmejada, mostramos o sonho da terra sendo utilizado como isca, ao transferir conflitos sociais de outras regiõesdo país. Esses projetos no norte mato-grossense, incluindo a cidade de Sinop, tornaram-se uma armadilha,porque os problemas ambientais estão retomando, revendo e possivelmente, anulando os movimentosexpansionistas. A questão ambiental (produção tradicional, sustentabilidade, biodiversidade, terras indígenas...) éum problema-síntese para se repensar a fronteira, pois reaviva os conflitos entre os diferentes grupos sociais quevivenciaram este processo.
Palavras-chave: fronteira; conflitos sociais; questões ambientais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.