Análise sociodiscursiva da “saudação” do grupo étnico-linguístico Tsonga de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1724Resumen
A pesquisa versa sobre análise da saudação no grupo linguístico tsonga, localizado no sul de Moçambique.Como ponto de partida levantou a seguinte questão: quais as características discursivas e culturais que asaudação tsonga apresenta? A pesquisa tem por objetivo analisar e indicar os significados discursivos dasaudação tsonga e discutir a sua relação com cultura moçambicana. Para a pesquisa foram gravadas quatrofalantes de xichangana, dois de xitswa e quatro de ronga, todos moradores de Maputo e com ensino fundamental.Depois da transcrição, seguiu-se a fase da análise do qual se concluiu que a saudação é diferente da conversa eela segue normas estabelecidas pelo grupo étnico-linguístico. Na saudação há ausência do eu que sempre seconverte em nós, pois há predomínio do coletivismo na cultura. Nota-se a presença de marcas discursivas compredomínio do tempo passado, pois relata-se fatos passados, na sua maioria.
Palavras-chave: discurso; saudação; grupo tsonga; Moçambique.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.