Concepções e ideias de professores de Ciências e Biologia sobre a abordagem CTS no tratamento do tema biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1767Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar como as ideias e concepções sobre a abordagem CTS circulam nas práticas de professores de Ciências e Biologia ao tratarem o tema Biodiversidade. Participaram desta pesquisa 22 professores que atuam na educação básica no Município de Igarapé-Miri, PA. Utilizou-se da técnica do Grupo Focal para a construção da empiria, em Grupo de Trabalho. A análise está ancorada na Análise do Discurso e Discurso do Sujeito Coletivo. A análise elucidou as concepções dos docentes sobre as inter-relações CTS. Estas encontram-se fundamentadas na perspectiva salvacionista da ciência, na educação para a cidadania e como recursos tecnológicos. A concepção CTS com vistas a Educação para a cidadania compreende um pensar crítico, pois incorpora aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos e tecnológicos no tratamento do tema, pois estão relacionados, uma vez que a dimensão crítica é importante elemento nesta abordagem.
Palavras-chave: biodiversidade; práticas de professores; educação para a cidadania.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.