O cinema e o letramento crítico em sala de aula: o filme Central do Brasil como proposta de reflexão sobre o tema alfabetização

Autores/as

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Angélica Freire de Carvalho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1888

Resumen

Neste estudo apresenta-se uma reflexão que realça o cinema como aliado no desenvolvimento do letramento crítico do aluno, tomando como ilustração o filme Central do Brasil, identificando diálogos nos quais se depreende um processo de alfabetização. Entende-se que essa relação de múltiplas linguagens, como a do cinema, no contexto da educação, valoriza formas discursivas de produção do conhecimento, com destaque para a intertextualidade com aspectos históricos, políticos e culturais integrantes também, do currículo prescrito e praticado pela escola. Portanto, as imagens da telona podem ser mais bem aproveitadas às práticas de ensino, de forma intencional e planejada, com propósitos claros para a aprendizagem e o letramento crítico do aluno.

Palavras-chave: cinema; educação; letramento crítico; alfabetização; Central do Brasil.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM).Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Suaspesquisas recentes concentramseem Educação e Linguagem, com ênfase emtemas como: Alfabetização, Letramento, Processos Cognitivos de Leitura e Escrita, Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, Dificuldades deAprendizagem, Formação Docente, Tecnologias educacionais, Multiletramentos equestões relativas à EaD. Atualmente é Mestrando em Letras EstudosdaLinguagem, na Linha de Pesquisa: Linguagem e Discurso: Análise e Variação,pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a orientação da Profa. Dra. MariaAngélica Freire de Carvalho.
  • Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí
    Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995),possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí -UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância.Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa emLingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobreprodução textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção erevisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD).Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbitomunicipal e estadual. Atuou como analista educacional no programa televisivioSalto para o Futuro, programa de formação continuada a distância SEED/MEC,produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvidono Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobreséries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas noprocesso de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa dequalificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste,representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação deaperfeiçoamento de pessoal de nível superior CAPES.

Publicado

2016-01-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O cinema e o letramento crítico em sala de aula: o filme Central do Brasil como proposta de reflexão sobre o tema alfabetização. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1888