O cinema e o letramento crítico em sala de aula: o filme Central do Brasil como proposta de reflexão sobre o tema alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1888Resumen
Neste estudo apresenta-se uma reflexão que realça o cinema como aliado no desenvolvimento do letramento crítico do aluno, tomando como ilustração o filme Central do Brasil, identificando diálogos nos quais se depreende um processo de alfabetização. Entende-se que essa relação de múltiplas linguagens, como a do cinema, no contexto da educação, valoriza formas discursivas de produção do conhecimento, com destaque para a intertextualidade com aspectos históricos, políticos e culturais integrantes também, do currículo prescrito e praticado pela escola. Portanto, as imagens da telona podem ser mais bem aproveitadas às práticas de ensino, de forma intencional e planejada, com propósitos claros para a aprendizagem e o letramento crítico do aluno.
Palavras-chave: cinema; educação; letramento crítico; alfabetização; Central do Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.