Percepção de idosos sobre núcleo de convivência: um estudo com participantes do programa municipal da terceira idade de Viçosa, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1902Resumen
Este trabalho teve como objetivo mostrar a relevância do Programa Municipal da Terceira Idade - PMTI na vida dos idosos participantes. Buscamos refletir sobre as expectativas e vivências dos sujeitos acerca da aprendizagem proporcionada pelo programa. Em termos metodológicos, foram realizadas oficinas, que contaram com apresentações teatrais, slides, contos de histórias e notícias relacionadas à velhice. Após as apresentações, foram formadas rodas de conversas para discussão dos temas apresentados. Os dados evidenciaram que as atividades oferecidas pelo PMTI e o envolvimento dos idosos no programa são fundamentais para ampliar o convívio social e melhorar a qualidade de vida, além de contribuir para que eles percebam que a velhice pode ser uma fase da vida rica em aprendizagem, lazer e sociabilidade.
Palavras-chave: envelhecimento; núcleo de convivência; sociabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.