Estigmas ao idoso: notas de uma pesquisa de campo em uma escola pública de Viçosa/Minas Gerais/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2594Resumen
Através deste artigo buscamos relatar as experiências de uma pesquisa de campo, realizada em junho de 2015, como parte de uma dissertação de mestrado, voltada para a tentativa de entender as construções sociais de estigmas ligados ao envelhecimento humano, em uma escola pública de Viçosa-MG. O objetivo da pesquisa é analisar as representações de crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre o processo de envelhecimento, identificando alguns mecanismos que possibilitam as construções sociais de estigmas ligados à velhice. Para a coleta de dados trabalhamos com grupos focais, separadamente com cada turma, focando nas representações sociais dos adolescentes sobre o envelhecimento e sobre a relação dos mesmos com os idosos. Os dados revelaram muitas percepções negativas sobre a velhice como uma etapa de vida marcada por limitações, dependência, ociosidade, inutilidade e incapacidade, além de uma corporalidade decadente. As percepções positivas, em menor proporção, estavam ligadas à experiência de vida, sabedoria e capacidade para dar bons conselhos. A longevidade como privilégio e a possibilidade de o idoso manter uma vida ativa e estabelecer relações intergeracionais também foram destacadas. Em termos gerais, a velhice é bastante estigmatizada pelos estudantes deste estudo, e isso talvez se deva a conhecimentos advindos do senso comum, bem como à falta de informação sobre o assunto.
Palavras-chave: pesquisa de campo; educação; envelhecimento; estigma.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.