Educação inclusiva no Centro Integrado de Desenvolvimento: entrelaçamentos entre escola, diferenças e sociedade

Autores/as

  • Marcelo Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2774

Resumen

Este artigo apresenta considerações acerca da inclusão em uma escola da cidade de Porto Alegre chamada Centro Integrado de Desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que envolveu entrevistas e observações realizadas em duas turmas dos dois últimos anos da Educação Infantil. A partir das falas das entrevistadas, o artigo estabelece relações entre os entendimentos sobre deficiência, diferenças e diversidades vivenciados na escola. A pesquisa demonstra que a escola entende que a educação desenvolvida em um espaço inclusivo tem reflexos positivos na sociedade. A escola busca entender cada criança na sua individualidade e características próprias, independentemente de alguma deficiência, buscando a melhor forma de contribuir para sua constituição como pessoa.

Palavras-chave: inclusão; educação infantil; deficiência.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Oliveira da Silva
    Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2017-07-11

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Educação inclusiva no Centro Integrado de Desenvolvimento: entrelaçamentos entre escola, diferenças e sociedade. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2774