Função pública da educação superior e desenvolvimento local: A experiência da Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Autores/as

  • Cristiane Neves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3423

Resumen

Este trabalho tem como objetivo geral abordar o papel da educação superior na formação de profissionais socialmente críticos, aptos a atuar como agentes para o desenvolvimento local. De forma mais específica explora a atuação da Universidade do Estado da Bahia- UNEB nos 19 territórios de identidade nos quais está presente. A partir de um estudo exploratório, bibliográfico e documental buscou realizar uma análise crítica sobre o tema. A guisa de conclusão observou-se que a universidade vem expandindo sua atuação em diversas regiões do estado, contribuindo para o desenvolvimento local, porém, questões de ordem financeira ligadas a sua abrangência territorial, podem estar interferindo diretamente na relação entre sua oferta e as potencialidades da região, apontando para a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o tema.

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Biografía del autor/a

  • Cristiane Neves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Mestrado em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialização em Administração Pública e Graduação em Secretariado Executivo. Servidora Pública da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Analista Universitária.

Publicado

2019-01-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Função pública da educação superior e desenvolvimento local: A experiência da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3423