EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A NORMALIDADE E A DEFICIÊNCIA NOS DISCURSOS SOBRE OS SUJEITOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3650Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre os conceitos de norma e poder enquanto construções discursivas baseadas em valores sociais, e como os efeitos de sentido sobre a normalidade e deficiência dos sujeitos surdos se inscrevem na sociedade. A pesquisa, de caráter bibliográfico amparou-se nas proposições sobre norma e poder apresentados por Foucalt (1987, 1995) em interface com os Estudos Surdos (SKLIAR, 1998, entre outros). Os resultados apontam que ainda que a audição e a fala sejam apresentadas pelos ouvintes como objeto de valor, para os sujeitos surdos tais objetos não os mobilizam a um querer, já que eles reconhecem a língua de sinais como objeto de valor positivo. Além disso, o conceito de deficiência e normalidade não são naturais, antes, são construções baseadas em valores sociais e em relações de poder.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.