A ESCOLHIDA: A LITERATURA, A SOCIEDADE E O FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3688Resumen
As mulheres vêm buscando ao longo dos séculos o seu espaço, a sua identidade, a sua afirmação protagonista para a consolidação das suas habilidades e competências dentro da sociedade. Isso inclui contemplar o relevante papel feminino no âmbito da literatura e demais formas de arte e cultura, na medida em que as linguagens medeiam às relações sociais, permitindo a inserção humana neste ou naquele lugar social. Desse modo, a literatura vem ressignificando cada vez mais à representação do feminino, inclusive no contexto da literatura distópica; de maneira que são estabelecidos elementos necessários para compreender as dificuldades as quais os indivíduos - especialmente as mulheres – incluídos socialmente ou não vivenciam os desafios e obstáculos impostos pelas instituições. Mediante tais possibilidades de análise e interpretação, esse artigo propôs tecer uma breve reflexão entre o conto The Girl Who Can, da escritora ganesa Ama Ata Aidoo e o livro Gathering blue (A Escolhida), da escritora norte-americana Lois Lowry, ofertando ao leitor um novo viés de análise, o qual significa fazê-lo romper com o modo convencional de enxergar a vida e dispensar uma atenção especial diante das funções e valores existentes nas entrelinhas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.