TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Emanuelle de Souza Barbosa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Katharine Ninive Pinto Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Thamyrys Fernanda Cândido de Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar discussões introdutórias sobre a inserção de inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico das escolas estaduais de Pernambuco, que ofertam o Ensino Médio. Tomamos como ponto de partida de investigação os usos e utilizações das inovações tecnológicas que são vislumbradas no Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação (PMGP/ME), na interface com a centralização dos mecanismos de regulação do trabalho pedagógico apresentados pelo programa, como o Sistema de Informações da Educação em Pernambuco (SIEPE) e que vieram a delinear o curso da política educacional em Pernambuco. Construímos uma metodologia que possibilite uma leitura qualitativa dos dados analisados, baseados nas contribuições da análise de discurso pecheutiana mobilizada para auxiliar no processo de compreensão dos discursos que estão em disputa e formam consensos sobre a inserção das inovações tecnológicas na rede estadual de Pernambuco. Inferimos que a nova lógica de reestruturação produtiva interfere no modo de organização do trabalho pedagógico constituindo um arcabouço técnico-organizacional que possibilita maior controle sobre o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Emanuelle de Souza Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE/CAA 2009, Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE/CAA). Doutoranda em Educação (UFPE-PPGE) na linha de pesquisa: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Integrada ao grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre cadastrado no diretório do CNPq.Tutora a distância no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UPE) de 2014 a 2018. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET do MEC/SESu/DIFES de 2011 a 2013.
  • Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Professora Associada 1 do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Centro de Educação - Linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestra em Educação (2000) e Pedagoga (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco, concluiu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE), cadastrado no CNPq desde 2007. Tem atuação docente nas áreas de Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Didática e Fundamentos da Educação e atua como pesquisadora em torno dos temas Gestão Educacional, Políticas Públicas, Planejamento Educacional, Trabalho Docente, Formação Continuada e Educação Integral. Publicou, em coautoria, os livros: Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012 e Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma educação no e para o tempo livre. Recife: Bagaço, 2004. Organizou o livro Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude. Recife: Instituto Tempo Live, 2007,além de ter publicado vários artigos e capítulos de livros.
  • Thamyrys Fernanda Cândido de Lima, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda em Educação pela linha de pesquisa: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE), 2019. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE), 2017.

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904