TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar discussões introdutórias sobre a inserção de inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico das escolas estaduais de Pernambuco, que ofertam o Ensino Médio. Tomamos como ponto de partida de investigação os usos e utilizações das inovações tecnológicas que são vislumbradas no Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação (PMGP/ME), na interface com a centralização dos mecanismos de regulação do trabalho pedagógico apresentados pelo programa, como o Sistema de Informações da Educação em Pernambuco (SIEPE) e que vieram a delinear o curso da política educacional em Pernambuco. Construímos uma metodologia que possibilite uma leitura qualitativa dos dados analisados, baseados nas contribuições da análise de discurso pecheutiana mobilizada para auxiliar no processo de compreensão dos discursos que estão em disputa e formam consensos sobre a inserção das inovações tecnológicas na rede estadual de Pernambuco. Inferimos que a nova lógica de reestruturação produtiva interfere no modo de organização do trabalho pedagógico constituindo um arcabouço técnico-organizacional que possibilita maior controle sobre o trabalho docente.Downloads
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