O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA

Autores/as

  • Lucas de Vasconcelos Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA
  • Marilene Maria Aquino Castro de Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948

Resumen

O estudo visa analisar a função do Pedagogo na contemporaneidade sob o enfoque da Educação Ambiental na região amazônica do Brasil, partindo de intervenções socioeducativas realizadas por acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará no município de Óbidos/PA. Dentre os objetivos propostos, buscou-se historicizar as problemáticas ambientais e seus efeitos no lócus investigado; e sistematizar as intervenções realizadas, focalizando na relação homem e natureza e no alcance da conscientização ambiental e do empoderamento popular, somando-se as discussões em torno das políticas públicas nesse processo. As análises realizadas são fruto de uma pesquisa de campo, cujos resultados revelam a incipiência do poder público na formulação de políticas de cunho protecionista e assistencialista em uma área ambiental em avançado processo de degradação e riscos rotineiros. Afirmam ainda que o Pedagogo assume grande importância na conscientização e no empoderamento popular, sendo este um agente transformador de uma realidade sucumbida à ação do tempo e ao massivo e excludente sistema capitalista. Desse modo, a educação ambiental constitui um importante passo na concretização da figura do Pedagogo como um dos responsáveis pelo desenvolvimento social e preservação de direitos dos menos favorecidos, especialmente, na Amazônia brasileira em meio as suas singularidades.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucas de Vasconcelos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Gestão Escolar. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

  • Marilene Maria Aquino Castro de Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Presidenta da Academia Artístico e Literária de Óbidos.

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948