O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948Abstract
O estudo visa analisar a função do Pedagogo na contemporaneidade sob o enfoque da Educação Ambiental na região amazônica do Brasil, partindo de intervenções socioeducativas realizadas por acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará no município de Óbidos/PA. Dentre os objetivos propostos, buscou-se historicizar as problemáticas ambientais e seus efeitos no lócus investigado; e sistematizar as intervenções realizadas, focalizando na relação homem e natureza e no alcance da conscientização ambiental e do empoderamento popular, somando-se as discussões em torno das políticas públicas nesse processo. As análises realizadas são fruto de uma pesquisa de campo, cujos resultados revelam a incipiência do poder público na formulação de políticas de cunho protecionista e assistencialista em uma área ambiental em avançado processo de degradação e riscos rotineiros. Afirmam ainda que o Pedagogo assume grande importância na conscientização e no empoderamento popular, sendo este um agente transformador de uma realidade sucumbida à ação do tempo e ao massivo e excludente sistema capitalista. Desse modo, a educação ambiental constitui um importante passo na concretização da figura do Pedagogo como um dos responsáveis pelo desenvolvimento social e preservação de direitos dos menos favorecidos, especialmente, na Amazônia brasileira em meio as suas singularidades.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.