BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS

Autores/as

  • Débora Velasque de Souza Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Karina Braccini Pereira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as compreensões prévias de estudantes dos sextos e nonos anos de escolas municipais de Alegrete-RS sobre a temática Bioma Pampa através da Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Esta pesquisa qualitativa, foi realizada em escolas com diferentes contextos sociais e ambientais (zona urbana e rural), através de questionários semiestruturados e projeções de imagens da biodiversidade presente neste bioma. Os resultados apresentam apenas a análise da Prática Social Inicial e infere que a temática Bioma Pampa vem sendo discutida de forma descontextualizada da vida dos educandos, uma vez que os mesmos possuem dificuldades em reconhecer o ambiente natural em que vivem, com pouco conhecimento com relação a biodiversidade da flora e da fauna local. Com base nos resultados obtidos, a partir da Prática Social Inicial é perceptível que existem fragilidades no processo de ensino e aprendizagem acerca da temática Bioma Pampa. Esta investigação poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, ao aproximar docentes, de propostas metodológicas que potencializem suas teorias e práticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Débora Velasque de Souza, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

  • Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

  • Karina Braccini Pereira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Docente no curso de especialização em Educação Ambiental (Unipampa). Mestra em Biotecnologia. Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957

Artículos más leídos del mismo autor/a