PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975Resumen
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem aumentado significativamente, os documentos legais têm apontado para o acesso e adaptações necessárias durante o processo de permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). O presente artigo tem por objetivo apresentar as práticas educativas direcionadas aos universitários com deficiência, segundo o depoimento desses alunos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho quantitativo e qualitativo, tendo como objeto de estudo 28 produções científicas. As teses e dissertações estudadas apresentaram dentre as ações: Maior tempo para entrega de trabalhos; trabalhos e avaliações realizadas com adaptações, flexibilização na correção das avaliações escritas, valorizando o conteúdo; adaptações metodológicas e didáticas durante as aulas; Trabalhos ou atividades podem ser levados e realizados em casa disponibilização antecipada de material e textos em material digital. Essas ações e práticas dos professores permitiam condições de acesso ao conteúdo e permanência nas IES.
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