PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS

Autores/as

  • Ana Lidia Penteado Urban Universidade Estadual Paulista
  • Luci Pastor Manzoli

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975

Resumen

A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem aumentado significativamente, os documentos legais têm apontado para o acesso e adaptações necessárias durante o processo de permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). O presente artigo tem por objetivo apresentar as práticas educativas direcionadas aos universitários com deficiência, segundo o depoimento desses alunos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho quantitativo e qualitativo, tendo como objeto de estudo 28 produções científicas. As teses e dissertações estudadas apresentaram dentre as ações: Maior tempo para entrega de trabalhos; trabalhos e avaliações realizadas com adaptações, flexibilização na correção das avaliações escritas, valorizando o conteúdo; adaptações metodológicas e didáticas durante as aulas; Trabalhos ou atividades podem ser levados e realizados em casa disponibilização antecipada de material e textos em material digital. Essas ações e práticas dos professores permitiam condições de acesso ao conteúdo e permanência nas IES.


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Publicado

2020-10-28

Cómo citar

PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975