O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981Resumen
O Programa Novo Mais Educação (PNME) tem o objetivo proporcionar aos discentes uma educação de tempo integral nas escolas, permitindo aos alunos a oportunidade de participarem de atividades complementares durante a semana, modalidades como arte, cultura, educação e esportes (BRASIL, 2017). Neste artigo serão apresentados aspectos referentes à aplicação e acompanhamento pedagógico em Matemática do PNME, com base em dados obtidos em uma pesquisa realizada em duas escolas específicas do município de Alegrete, RS: uma no meio rural e outro no meio urbano. Utilizando-se dessas informações, obtidas por meio de entrevistas com os articuladores do programa, professores regentes da disciplina de Matemática, mediadores de Matemática, e questionários realizados com os alunos, o artigo traz análises e discussões sobre as diferenças no acompanhamento pedagógico de Matemática entre essas escolas, com comparações entre os dois ambientes escolares em relação ao programa. Ao analisar os relatos, podemos ultimar que a questão estrutural é a que menos interfere no sucesso do programa, pois é possível adequar os espaços físicos. O problema maior está em como a gestão das escolas organiza e aplica o PNME.
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