A PRESENÇA DA LIBRAS E DE LEGENDAS EM VÍDEOS DIDÁTICOS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4060Resumen
Os vídeos didáticos vêm se constituindo como uma realidade crescente no contexto da educação de surdos pela possibilidade de organizar em língua de sinais a exposição e a explicação dos conteúdos escolares, favorecendo a visualidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar a análise de percepções de alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental em relação à qualidade da Libras e de legendas presentes em vídeos didáticos produzidos por professores e tradutores intérpretes da língua de sinais em situação escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, utilizando técnica de Grupo Focal para coleta de dados. Os resultados salientam a importância da valorização de aspectos da Libras como mediadores para o entendimento do que está sendo transmitido nos vídeos e em relação às legendas, essas remetem ao tempo de exposição para a leitura, a fim de garantir o apoio na compreensão dos conteúdos expostos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.