O CALEIDOSCÓPIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA EM DIÁLOGO COM A BNCC - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Lucas Rodrigues Lopes Universidade Federal do Pará - UFPA - Campus Universitário do Tocantins/Cametá
  • Cátia Veneziano Pitombeira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4173

Resumen

O presente artigo tem por objetivo contribuir com os estudos de formação de professores de língua-cultura inglesa, já que, nos últimos anos, tem recebido algumas críticas no que diz respeito ao abismo existente entre a teoria e a prática. À luz da Teoria da Complexidade (MORIN, 2007, 2011), alinhavamos discussões teóricas entre as áreas da Educação e da Linguística Aplicada, estabelecendo um paralelo entre os estudos do Letramento e Multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2006), (LANKSHEAR, KNOBEL, 2011) e (ROJO, 2009, 2013), para refletir sobre a atuação do professor de língua-cultura inglesa frente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA - Campus Universitário do Tocantins/Cametá
    É licenciado/bacharel em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) (2007), mestre em Linguística, área de concentração - Estudos Linguísticos, linha de pesquisa - Linguagem e Discurso - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010) e doutor em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Identidades, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente, é professor do curso de Letras - Inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras - Inglês e pesquisador do Grupo de Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) (CNPq/UFPA). Foi professor de nível superior tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), ministrando a disciplina de língua inglesa aos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação e Mecatrônica. Também, foi docente B1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), onde ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Turismo, Hotelaria e Direito. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria, ensino de línguas, discurso, educação, discurso pedagógico e tem adotado o viés dos estudos do discurso, da psicanálise e da desconstrução para estudar políticas de exclusão ou inclusão de moradores de rua; tema central de sua pesquisa no doutorado
  • Cátia Veneziano Pitombeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Graduada em 1992 em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em 1993 em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Atuou no curso de Letras da PUC Campinas de 2014 a 2016, na graduação da FATEC Praia Grande por 6 anos. De 2012 a junho de 2013 atuou como coordenadora geral de tutoria do curso Inglês Online da EVESP/SEE e Fundação Padre Anchieta. Foi professora de língua inglesa na graduação da Universidade Metodista e coordenou os cursos presenciais de Letras e Tradutor e Intérprete por 6 anos e o curso de Letras a distância por 1 ano. Lecionou no ensino fundamental e médio dos colégios Metodista de São Bernardo do Campo e São Vicente de Paula.Atualmente é professora efetiva de Linguística Aplicada e ensino de língua inglesa na Universidade Federal de Alagoas na FALE e realiza a coordenação pedagógica de Inglês do Programa de Línguas Estrangeiras no Interior. Estuda a teoria da complexidade, a formação tecnológica, o desenho de material didático para o ensino de línguas em contexto presencial e a distância, educação crítica e multiletramentos participando dos grupos de pesquisa: Letramentos, Educação e Transculturalidade (UFAL), Observatório da língua em uso (UFAL) e Elang (UNICAMP).

Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O CALEIDOSCÓPIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA EM DIÁLOGO COM A BNCC - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4173