O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO DITADO METALINGUÍSTICO NA INICIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores/as

  • Teresa Costa Pereira UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4359

Resumen

Neste artigo aborda-se a iniciação à leitura e à escrita no início da escolaridade, apresentando estratégias que contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Focam-se aspetos relacionados com a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, mas também as estratégias, os tempos, os espaços e os recursos que apoiam os alunos na aprendizagem da leitura e da escrita, enfatizando-se algumas estratégias que sendo inovadoras se têm revelado muito eficazes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Teresa Costa Pereira, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, colaboradora da UIDEF no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) no Ministério da Educação de Portugal e Diretora Pedagógica na Sala100 - Centro de Estudos.

    Concluiu o Doutoramento em Educação em 2019/10/02 pela Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, o  Mestrado em Didática da Língua Portuguesa em 2012 pelo Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e Licenciatura em Professores do 1.º ciclo do ensino básico em 2007 pelo Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação.

Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO DITADO METALINGUÍSTICO NA INICIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4359