DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4529Resumen
Este artigo apresenta considerações acerca das contribuições da Teoria Histórico-Cultural à escolarização de alunos com deficiência intelectual. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como descritores a construção histórico–social da deficiência intelectual; a mediação; o desenvolvimento das funções complexas do pensamento em pessoas com deficiência intelectual; e a organização do ensino para alunos com deficiência intelectual sob os pressupostos histórico-culturais. Os pilares basilares deste estudo fundam-se em Vigotski (1997 e 2011), e outros estudos que se sustentam nos princípios vigotskianos. Concluiu-se que os estudos da perspectiva histórico-cultural são contributivos à compreensão da deficiência intelectual e suas implicações e à construção de possibilidades ao desenvolvimento social e à escolarização. Espera-se que essas considerações possam gerar reflexões críticas sobre o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, como uma alternativa às relações com essa deficiência, construídas historicamente pela sociedade e pela escola, de acomodação e de aprendizagem inelegível.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; deficiência intelectual; escolarização.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.