DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Olga Mara Bueno Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4529

Resumo

Este artigo apresenta considerações acerca das contribuições da Teoria Histórico-Cultural à escolarização de alunos com deficiência intelectual.  Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como descritores a construção histórico–social da deficiência intelectual; a mediação; o desenvolvimento das funções complexas do pensamento em pessoas com deficiência intelectual; e a organização do ensino para alunos com deficiência intelectual sob os pressupostos histórico-culturais.  Os pilares basilares deste estudo fundam-se em Vigotski (1997 e 2011), e outros estudos que se sustentam nos princípios vigotskianos. Concluiu-se que os estudos da perspectiva histórico-cultural são contributivos à compreensão da deficiência intelectual e suas implicações e à construção de possibilidades ao desenvolvimento social e à escolarização. Espera-se que essas considerações possam gerar reflexões críticas sobre o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, como uma alternativa às relações com essa deficiência, construídas historicamente pela sociedade e pela escola, de acomodação e de aprendizagem inelegível.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; deficiência intelectual; escolarização.

 

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Biografia do Autor

  • Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutora e Pós doutora em Educação

    Área de Ciências Humanas, Departamento de Educação

    Coordenadora do Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI /UEPG

    Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade

    Professora do Programa de pós Graduação em Educação/UEPG - Mestrado e Dutorado

  • Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduada em Letras Português – Espanhol.  Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

14/12/2021

Como Citar

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4529