QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

UM DIREITO E VÁRIOS ATORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818

Palabras clave:

Saeb, Ideb, Avaliação externa

Resumen

A educação básica brasileira avança lentamente em busca de um padrão de qualidade. Embora vários fatores influenciem na qualidade, os diversos entes da federação, cada um na sua competência, buscam respostas e caminhos para contornar fragilidades da aprendizagem por meio de indicadores da avaliação.  Neste trabalho apresentamos o foco em comum que envolve a educação do âmbito federal aos entes subnacionais: a busca pela qualidade e tomamos como objeto o Sistema de Avaliação da Educação básica - Saeb – e proveniente dele, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb –, que é utilizado para definir a Meta 7 do PNE, e que claramente destaca a qualidade da educação. O texto busca a partir da revisão sistemática da literatura, apresentar como a agenda da avaliação foi sendo incorporada pelos sistemas educacionais e gradativamente aceita para orientar as políticas educacionais. Demonstra ainda a incipiente apropriação pela comunidade escolar dessa importante ação na definição da melhoria da qualidade da educação e de como o projeto político-pedagógico pode orientar a busca por melhores resultados a partir da realidade escolar. O texto teve como origem pesquisa qualitativa em nível de Mestrado de um dos autores e foi discutida no âmbito do GEPAT – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia.

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Biografía del autor/a

Silvia Assis Oliveira, Universidade de Brasília

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Brasília. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), especialização em Psicopedagogia Institucional (Faculdade Alfredo Nasser) e em Gestão Escolar (Universidade Gama Filho). Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, vindo a integrar os quadros da Diretoria de Avaliação, nível central.

Remi Castioni, Universidade de Brasília

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia e membro dos programas de pós-graduação - acadêmico e profissional em educação. Coordenador do GEPAT – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anisio Teixeira.  Membro da linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. Experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Ana Carolina Albernaz Mundim Tavares, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2013). Pós-graduada em Ensino de Biologia (Centro Universitário do Distrito Federal/Universidade Cruzeiro do Sul). Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do DF - SEEDF, desde 2014. Atualmente atua na Gestão Pública como Diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Citas

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Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Assis Oliveira, S., Castioni, R., & Albernaz Mundim Tavares, A. C. (2023). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: : UM DIREITO E VÁRIOS ATORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 129–140. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818