JOGOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE SOCIOLOGIA: um mapeamento das produções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12654

Palavras-chave:

Ensino de sociologia., Jogos Didáticos., Levantamento Bibliográfico.

Resumo

O jogo, utilizado com uma finalidade educacional, se apresenta como um suporte do processo de ensino-aprendizagem, podendo ser utilizado como uma forma de abordar o conhecimento científico no ambiente escolar, demonstrando, desse modo, ser um facilitador em todo o processo de ensino. No caso dos jogos didáticos aplicados no ensino de sociologia, um levantamento anterior (ROGÉRIO, 2020) identificou poucas publicações de artigos, dissertações e teses que abordam a temática do uso de jogos didáticos produzido por professores/as ou por estudantes. Desta maneira, este artigo tem por objetivo mapear as produções de jogos didáticos no ensino de sociologia. Para tanto, foi realizado um levantamento nas plataformas EduCapes, anais da ABECS, anais do ENESEB, Periódico CABECS, Revista Perspectiva Sociológica, Dissertações do Profsocio e dos anais do GT ensino de sociologia da SBS. Nessas plataformas foram encontrados 23 trabalhos. Após a leitura dessas produções foram encontradas, nas referências desses trabalhos, mais 12 produções. Os resultados evidenciam um ainda crescente, porém significativo, número de jogos didáticos encontrados nos mais diversos tipos de publicações. O que faz com que outras docentes e discentes tenham contato com esse material e possam se inspirar em utilizar e, até mesmo, incentivar as suas criações para serem utilizados como atividade em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Franciele Brito Barbosa, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

    Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestra em Educação pela UESC. Professora substituta no Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC). 

  • Elis Cristina Fiamengue, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

    Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Titular no Departamento de Educação no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Referências

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Publicado

03/03/2025

Como Citar

Barbosa, F. B., & Fiamengue, E. C. (2025). JOGOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE SOCIOLOGIA: um mapeamento das produções. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 31-43. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12654