DESVENDANDO A ECOLOCALIZAÇÃO: uma jornada através da plataforma Scratch e da matemática ao mundo dos morcegosDOS MORCEGOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13053Palavras-chave:
Ecolocalização, Pensamento Algébrico, Plataforma ScratchResumo
Este estudo propõe uma abordagem para o Ensino de Matemática, utilizando a ecolocalização em morcegos como tema central e a plataforma Scratch como recurso pedagógico. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino, utilizando uma Tecnologia Digital, a Plataforma Educacional Scratch, de modo que possa auxiliar no desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes do ensino fundamental, explorando a relação entre os padrões matemáticos e a biologia. A ecolocalização, capacidade dos morcegos se orientarem no escuro emitindo e recebendo sons. Ao estudar a ecolocalização, os estudantes entram em contato com conceitos matemáticos como padrões, medidas e representações gráficas. A plataforma Scratch, por sua vez, oferece um ambiente de programação visual intuitivo, permitindo que os estudantes criem simulações e animações que representem o processo de ecolocalização. Ao explorar a ecolocalização através do Scratch, os estudantes podem explorar conceitos geométricos, bem como, utilizar ferramentas do Scratch para construir ambientes explorados pelos morcegos, aplicando conceitos de ângulos, distâncias e medidas. Ao desenvolver projetos no Scratch, os estudantes desenvolvem habilidades como criatividade, colaboração e resolução de problemas. Além disso, o estudo da ecolocalização contribui para a compreensão da importância da biodiversidade e da conservação ambiental. Dessa forma, este trabalho demonstra como a integração da ecolocalização e do Scratch pode tornar o ensino de matemática mais engajador e significativo, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais, exigidas no contexto escolar. Além disso, ao enfatizar processos de investigação, essa atividade pode promover a (re)construção de novos saberes de uma matemática para o ensino da Álgebra.
Downloads
Referências
AUSUBEL, DP. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. 1st. ed. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2000.
BEGON, M; TOWNSEND, CR. Ecologia: De indivíduos a ecossistemas. 5a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.
BORRALHO, A; VALE, I; PIMENTEL, T; BARBOSA, A; CABRITA, I; BARBOSA, E; FONSECA, L. Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico. 1a. ed. Lisboa: Texto Editores, Lda, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018.
BRINKLØV, SMM; MACAULAY, J; BERGLER, C; TOUGAARD, J; BEEDHOLM, K; ELMEROS, M; MADSEN, PT. Open‐source workflow approaches to passive acoustic monitoring of bats. Methods in Ecology and Evolution, vol. 14, no 7, p. 1747–1763, 2023. https://doi.org/10.1111/2041-210X.14131.
CASTRO, MG; AMADO, TF; OLALLA-TÁRRAGA, MÁ. Correlated evolution between body size and echolocation in bats (order Chiroptera). BMC Ecology and Evolution, vol. 24, no 1, p. 44, 2024. https://doi.org/10.1186/s12862-024-02231-4.
FRASER, EE; SILVIS, A; BRIGHAM, RM; CZENZE, ZJ. Bat echolocation research: A handbook for planning and conducting acoustic studies. Second Edition. Austin: Bat Conservation International, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JAMESON, JW. Buzzfindr: Automating the detection of feeding buzzes in bat echolocation recordings. PLOS ONE, vol. 19, no 8, p. e0306063, 2024. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0306063.
LEITE, LS. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W (org.). Tecnologia e educação – As mídias na prática docente. 2a. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. p. 61–67.
MACIAS, S; BAKSHI, K; GARCIA-ROSALES, F; HECHAVARRIA, JC; SMOTHERMAN, M. Temporal coding of echo spectral shape in the bat auditory cortex. PLOS Biology, vol. 18, no 11, p. e3000831, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000831.
MOREIRA, MA. Aprendizagem significativa crítica. In: VALADARES, JA; MOREIRA, MA; NOVAK, JD; CACHAPUZ, AF; PRAIA, JF; MARTÍNEZ, RD; MONTERO, YH; PEDROSA, ME (orgs.). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. 1a. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2000. p. 47–65.
NACARATO, AM; CUSTÓDIO, IA. O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: Compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. 1a. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018.
NISHIUMI, N; FUJIOKA, E; HIRYU, S. Bats integrate multiple echolocation and flight tactics to track prey. Current Biology, vol. 34, no 13, p. 2948–2956, 2024. https://doi.org/10.1016/j.cub.2024.05.062.
NOJIRI, T; WILSON, LAB; LÓPEZ-AGUIRRE, C; TU, Vuong T; KURATANI, S; ITO, K; HIGASHIYAMA, H; SON, NT; FUKUI, D; SADIER, A; SEARS, KE; ENDO, H; KAMIHORI, S; KOYABU, D. Embryonic evidence uncovers convergent origins of laryngeal echolocation in bats. Current Biology, 2021. https://doi.org/10.1016/j.cub.2020.12.043.
OLIVEIRA, V; PAULO, RM. Entendendo e discutindo as possibilidades do ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, vol. 21, no 3, p. 75–95, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p75-95.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acessado em: 28 jun. 2024.
PAPERT, SA. The children’s machine: Rethinking school In the age of the computer. 1a. ed. New York: BasicBooks, 1994.
PELIZZARI, A; KRIEGL, ML; BARON, MP; FINCK, NTL; DOROCINSKI, SI. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, vol. 2, no 1, p. 37–42, 2002. .
RESNICK, M. Technologies for lifelong kindergarten. Educational Technology Research and Development, vol. 46, no 4, p. 43–55, 1998. https://doi.org/10.1007/BF02299672.
SALLES, A. Bats: Vision or echolocation, why not both? Current Biology, vol. 32, no 7, p. R318–R320, 2022. https://doi.org/10.1016/j.cub.2022.02.049.
VALE, I. As tarefas de padrões na aula de matemática: Um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, vol. 8, no 20, p. 181–207, 2012. https://doi.org/10.25755/int.493.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.