DESVENDANDO A ECOLOCALIZAÇÃO: uma jornada através da plataforma Scratch e da matemática ao mundo dos morcegosDOS MORCEGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13053

Palavras-chave:

Ecolocalização, Pensamento Algébrico, Plataforma Scratch

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem para o Ensino de Matemática, utilizando a ecolocalização em morcegos como tema central e a plataforma Scratch como recurso pedagógico. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino, utilizando uma Tecnologia Digital, a Plataforma Educacional Scratch, de modo que possa auxiliar no desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes do ensino fundamental, explorando a relação entre os padrões matemáticos e a biologia. A ecolocalização, capacidade dos morcegos se orientarem no escuro emitindo e recebendo sons. Ao estudar a ecolocalização, os estudantes entram em contato com conceitos matemáticos como padrões, medidas e representações gráficas. A plataforma Scratch, por sua vez, oferece um ambiente de programação visual intuitivo, permitindo que os estudantes criem simulações e animações que representem o processo de ecolocalização. Ao explorar a ecolocalização através do Scratch, os estudantes podem explorar conceitos geométricos, bem como, utilizar ferramentas do Scratch para construir ambientes explorados pelos morcegos, aplicando conceitos de ângulos, distâncias e medidas. Ao desenvolver projetos no Scratch, os estudantes desenvolvem habilidades como criatividade, colaboração e resolução de problemas. Além disso, o estudo da ecolocalização contribui para a compreensão da importância da biodiversidade e da conservação ambiental. Dessa forma, este trabalho demonstra como a integração da ecolocalização e do Scratch pode tornar o ensino de matemática mais engajador e significativo, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais, exigidas no contexto escolar. Além disso, ao enfatizar processos de investigação, essa atividade pode promover a (re)construção de novos saberes de uma matemática para o ensino da Álgebra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anne Maiara Seidel Luciano, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e mestrado em Ciências Ambientais - UNIC (2015). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Paranaense (FAPAR).

  • Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Licenciada em Matemática pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) (2001), mestre em Matemática, pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) (2007) e doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), Campus de Sinop-MT. Professora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Rafael Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), e Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Atualmente sou Professor Associado da UFMT/Sinop. Coordenador do Laboratório de Quiropterologia Neotropical. Curador da Coleção de Quirópteros. Membro do Núcleo de Pesquisas da Fauna Silvestre e credenciado como orientador no PPG em Ciências Ambientais (nível Mestrado) e no PPG em Biodiversidade e Biotecnologia (nível Doutorado).

Referências

AUSUBEL, DP. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. 1st. ed. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2000.

BEGON, M; TOWNSEND, CR. Ecologia: De indivíduos a ecossistemas. 5a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.

BORRALHO, A; VALE, I; PIMENTEL, T; BARBOSA, A; CABRITA, I; BARBOSA, E; FONSECA, L. Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico. 1a. ed. Lisboa: Texto Editores, Lda, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018.

BRINKLØV, SMM; MACAULAY, J; BERGLER, C; TOUGAARD, J; BEEDHOLM, K; ELMEROS, M; MADSEN, PT. Open‐source workflow approaches to passive acoustic monitoring of bats. Methods in Ecology and Evolution, vol. 14, no 7, p. 1747–1763, 2023. https://doi.org/10.1111/2041-210X.14131.

CASTRO, MG; AMADO, TF; OLALLA-TÁRRAGA, MÁ. Correlated evolution between body size and echolocation in bats (order Chiroptera). BMC Ecology and Evolution, vol. 24, no 1, p. 44, 2024. https://doi.org/10.1186/s12862-024-02231-4.

FRASER, EE; SILVIS, A; BRIGHAM, RM; CZENZE, ZJ. Bat echolocation research: A handbook for planning and conducting acoustic studies. Second Edition. Austin: Bat Conservation International, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JAMESON, JW. Buzzfindr: Automating the detection of feeding buzzes in bat echolocation recordings. PLOS ONE, vol. 19, no 8, p. e0306063, 2024. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0306063.

LEITE, LS. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W (org.). Tecnologia e educação – As mídias na prática docente. 2a. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. p. 61–67.

MACIAS, S; BAKSHI, K; GARCIA-ROSALES, F; HECHAVARRIA, JC; SMOTHERMAN, M. Temporal coding of echo spectral shape in the bat auditory cortex. PLOS Biology, vol. 18, no 11, p. e3000831, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000831.

MOREIRA, MA. Aprendizagem significativa crítica. In: VALADARES, JA; MOREIRA, MA; NOVAK, JD; CACHAPUZ, AF; PRAIA, JF; MARTÍNEZ, RD; MONTERO, YH; PEDROSA, ME (orgs.). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. 1a. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2000. p. 47–65.

NACARATO, AM; CUSTÓDIO, IA. O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: Compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. 1a. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018.

NISHIUMI, N; FUJIOKA, E; HIRYU, S. Bats integrate multiple echolocation and flight tactics to track prey. Current Biology, vol. 34, no 13, p. 2948–2956, 2024. https://doi.org/10.1016/j.cub.2024.05.062.

NOJIRI, T; WILSON, LAB; LÓPEZ-AGUIRRE, C; TU, Vuong T; KURATANI, S; ITO, K; HIGASHIYAMA, H; SON, NT; FUKUI, D; SADIER, A; SEARS, KE; ENDO, H; KAMIHORI, S; KOYABU, D. Embryonic evidence uncovers convergent origins of laryngeal echolocation in bats. Current Biology, 2021. https://doi.org/10.1016/j.cub.2020.12.043.

OLIVEIRA, V; PAULO, RM. Entendendo e discutindo as possibilidades do ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, vol. 21, no 3, p. 75–95, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p75-95.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acessado em: 28 jun. 2024.

PAPERT, SA. The children’s machine: Rethinking school In the age of the computer. 1a. ed. New York: BasicBooks, 1994.

PELIZZARI, A; KRIEGL, ML; BARON, MP; FINCK, NTL; DOROCINSKI, SI. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, vol. 2, no 1, p. 37–42, 2002. .

RESNICK, M. Technologies for lifelong kindergarten. Educational Technology Research and Development, vol. 46, no 4, p. 43–55, 1998. https://doi.org/10.1007/BF02299672.

SALLES, A. Bats: Vision or echolocation, why not both? Current Biology, vol. 32, no 7, p. R318–R320, 2022. https://doi.org/10.1016/j.cub.2022.02.049.

VALE, I. As tarefas de padrões na aula de matemática: Um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, vol. 8, no 20, p. 181–207, 2012. https://doi.org/10.25755/int.493.

Downloads

Publicado

27/12/2024

Como Citar

Luciano, A., Dias, C., & Arruda, R. (2024). DESVENDANDO A ECOLOCALIZAÇÃO: uma jornada através da plataforma Scratch e da matemática ao mundo dos morcegosDOS MORCEGOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 59-70. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13053