DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE CRECHE: uma análise de pesquisas recentes sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13901

Palavras-chave:

Docência, Bebês, Revisão de literatura

Resumo

Este artigo coloca em discussão a docência na Educação Infantil, especialmente, em contextos de creche. Para isso, identifica estudos recentes sobre o tema publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), vinculada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo principal do texto é analisar os aspectos que atravessam a docência com bebês a partir de pesquisas publicadas no período de 2017 a 2024. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão sistemática de literatura. As produções analisadas evidenciam a necessidade de desmitificar a questão de gênero quanto à docência com bebês, apontam a fragilidade dos currículos da formação inicial de professores e a importância da formação docente nos contextos de atuação. Além disso, as pesquisas destacam a necessidade da constituição de um campo de estudo para a educação de bebês, pautado na matriz epistemológica da escuta, nas relações corporais dos bebês, com ações pedagógicas que potencializem uma prática docente reflexiva e autoral.

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Biografia do Autor

  • Ginaldo Cardoso de Araújo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores – PPGEduF e do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil, Bahia, Guanambi/Caetité

  • Jaqueline Cirqueira Borges, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Jaqueline Borges (https://orcid.org/0009-0005-6160-9850)Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores (PPGEduF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Brasil, Bahia, Guanambi.  Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino Caetité, Bahia.

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de professores – PPGEduF, do Departamento de Educação, Campus XII, da Universidade do Estado da Bahia, Brasil, Bahia, Guanambi. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil, Bahia, Vitória da Conquista.

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Cardoso de Araújo, G., Cirqueira Borges, J., & Alves de Oliveira Reis, S. M. (2025). DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE CRECHE: uma análise de pesquisas recentes sobre o tema. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 147-158. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13901