CONSTRUÇÃO DE SABERES MEDIANTE A OBSERVAÇÃO EM ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado; observação; construção de saberes

Resumo

O estágio supervisionado cria condições para que o aluno vivencie a prática ainda no contexto universitário. A observação de espaços escolares e de não escolares é meta da disciplina Estágio Supervisionado II, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, possibilitando ao futuro profissional experimentar ambientes nos quais poderão atuar. Assim, diante dessa asserção, elaboramos como problema deste estudo: Que saberes são construídos pelos alunos no estágio de observação em espaços escolares e não escolares? Enumeramos como objetivos específicos: mostrar o papel do professor orientador do estágio supervisionado no direcionamento da construção de saberes docentes dos alunos; analisar a visão de alunos quanto à observação feita em espaços escolares e não escolares, e, por fim, apontar, diante das opiniões construídas pelos alunos, na observação, se há a construção de saber docente. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Barreiro e Gebran (2006), Passerini (2007), Pimenta e Lima (2012), Souza (2013), Almeida e Pimenta (2014), que mostram o estágio supervisionado como etapa importante na formação docente; e em Perrenoud (2000), Tardif (2005), Gauthier et al. (2006) e Freire (2011), os quais expõem os tipos de saberes necessários ao ofício do docente.  Usamos o estudo de caso, com abordagem qualitativa, sendo a verificação dos relatórios de experiências feitos com caráter de análise do conteúdo. Os resultados apontam que o saber-fazer pode ser construído pela observação de técnicas e metodologias de ensino, desde que o aluno seja capacitado para fazer intervenções diante de equívocos cometidos pela pessoa observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Pires Conde , Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística – PPGEL – UFPI, Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora na Universidade Federal do Piauí.

Roberta Shirleyjany de Araújo , Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística – PPGEL – UFPI. Mestra em Letras – Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

ALMEIDA, Maria I.; PIMENTA, Selma G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARREIRO, Iraíde M. de F.; GEBRAN, Raimunda A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.

BAUER MW. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. p.189-217.

CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun; 1(2):94-103. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447 .

Acesso: 23 fev 2021.

CHIZZOTTI. A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria pedagógica: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. Trad. de Francisco Pereira. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA, V. C. Desafios do estágio supervisionado na formação do professor de Geografia. In: ALBUQUERQUE, M. A. M.; FERREIRA, J. A. S. (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Mídia, 2013. p. 105-130.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

08/08/2022

Como Citar

Pires Conde , Érica, & de Araújo , R. S. (2022). CONSTRUÇÃO DE SABERES MEDIANTE A OBSERVAÇÃO EM ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6457