Concepção materialista da História e conceito de cultura: um debate sobre os estudos culturais

Autores

  • Zuleide Simas SILVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.677

Resumo

Este texto busca fugir do equívoco que consiste em separar a dimensão cultural da dimensão social e estas dos fenômenos econômicos. Neste sentido, resgata o debate em torno do conceito de cultura e de alguns de seus aspectos, analisando criticamente as implicações do pensamento pós-moderno nos temas culturais. Ao recorrer ao método do materialismo histórico, examina o conceito de cultura com os clássicos Antonio Gramsci, Edward Thompson, e Raymond Williams, evidenciando que o estudo cultural não se faz sem a relação entre ideias, dominação e transformação econômica e sociocultural. O texto está divido em três seções, além das Considerações finais. A primeira, Trabalho e cultura, procura mostrar que a cultura é produzida no e pelo trabalho; a segunda, Breve nota sobre o materialismo cultural, evidencia que a cultura opera, permanentemente, na sociedade não sendo esfera autônoma e independente do mundo dos homens; a terceira, Os estudos culturais e implicações políticas, analisa as implicações políticas do pensamento pós-moderno de cultura, à luz dos clássicos citados anteriormente.

Palavras-chave: cultura; materialismo cultural; estudos culturais.

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Biografia do Autor

  • Zuleide Simas SILVEIRA
    Doutora em Educação/Campo Trabalho e Educação (UFF); Professora Associada do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE/UFF); Professora de Sociologia Aplicada do Curso Técnico de Segurança do Trabalho; Professora de Economia Política da Educação do Curso de Pós-Graduação Lato Senso Trabalho, Tecnologia e Educação, ambos do CEFET/RJ

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Publicado

14/12/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepção materialista da História e conceito de cultura: um debate sobre os estudos culturais. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.677