Novos modelos de Universidades no contexto da sociedade do conhecimento

Autores

  • Egeslaine de Nez UNEMAT/UFRGS
  • Evandro de Nez Centro de Ensino Superior de Realeza (CESREAL).
  • Vania Tanira Biavatti Universidade Regional de Blumenau (FURB).

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1996

Resumo

A Educação em qualquer um de seus níveis, mas, de modo particular, no Superior, está mergulhada nas contradições da globalização que envolvendo a sociedade contemporânea norteia todo o conhecimento por ela gerado. Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões teóricas sobre os novos modelos universitários no contexto da sociedade do conhecimento, que impactam e modificam as atividades universitárias. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica que constituiu um estado de conhecimento, sendo que na análise e interpretação dos dados foi empregada abordagem qualitativa. A relevância científica para a produção deste estudo relaciona-se diretamente com o fato de que o contexto social que influenciou, num passado recente e que continua influenciando o desenvolvimento da Educação Superior atualmente, não é neutro, ao contrário, é abarrotado de intencionalidades. Nesse sentido, a investigação conclui que os novos modelos de universidade perpetuam uma continuidade de respostas ao meio produtivo, encontrando, entretanto, possibilidades de contraponto num modelo alternativo baseado na sociedade do conhecimento crítico que está aberta às demandas da sociedade global/local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egeslaine de Nez, UNEMAT/UFRGS

    Doutora em Educação na UFRGS.

    Mestre em Educação pela UEPG.

    Pedagoga e Especista pela UNIOESTE.

  • Evandro de Nez, Centro de Ensino Superior de Realeza (CESREAL).
    Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional  de Blumenau (FURB). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (CESREAL).
  • Vania Tanira Biavatti, Universidade Regional de Blumenau (FURB).
    Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Novos modelos de Universidades no contexto da sociedade do conhecimento. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1996