Ensino de Geociência: exposições itinerantes como ferramenta educacional

Autores

  • Caiubi Emanuel Souza Kuhn Mestre em Geociências. Professor do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2150

Resumo

A preservação do patrimônio arqueológico, paleontológico e geológico é uma necessidade e deve ser pensada através da criação de políticas públicas que envolvam a população com o patrimônio existente. Além disso, é fundamental que sejam disseminadas as ações de educação patrimonial e educação em geociências, visando popularizar os conhecimentos referentes ao nosso planeta, sobre o tempo geológico e sobre a evolução da vida, reafirmando com estas informações a necessidade de preservação do meio ambiente. O município de Chapada dos Guimarães é conhecido por suas belezas naturais e pelo seu patrimônio arqueológico, paleontológico e geológico há mais de um século, contudo, não existem políticas sólidas que garantam a conservação dos sítios existentes. Este trabalho apresenta os resultados da exposição “Olhares sobre o passado”, realizada no ano de 2014 durante o tradicional Festival de Inverno. A exposição foi desenvolvida com objetivo de apresentar aos estudantes das escolas do município e para a população local, informações sobre a arqueologia, paleontologia e geologia da região. A exposição visa cumprir um papel de ampliar as informações referentes à importância da preservação do patrimônio existente no município. Através de apresentações realizadas em linguagem adaptada aos diferentes públicos, a exposição atendeu cerca de três mil pessoas. A assimilação dos conteúdos foi mensurada através da aplicação de um questionário aplicado seis meses após a data do evento, os resultados demonstram diferenças significativas entre o conhecimento dos estudantes que frequentaram e não frequentaram a exposição.

Palavras-chave: educação; Geociências; paleontologia; fósseis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino de Geociência: exposições itinerantes como ferramenta educacional. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2150