Ensino de Geociência: exposições itinerantes como ferramenta educacional
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2150Abstract
A preservação do patrimônio arqueológico, paleontológico e geológico é uma necessidade e deve ser pensada através da criação de políticas públicas que envolvam a população com o patrimônio existente. Além disso, é fundamental que sejam disseminadas as ações de educação patrimonial e educação em geociências, visando popularizar os conhecimentos referentes ao nosso planeta, sobre o tempo geológico e sobre a evolução da vida, reafirmando com estas informações a necessidade de preservação do meio ambiente. O município de Chapada dos Guimarães é conhecido por suas belezas naturais e pelo seu patrimônio arqueológico, paleontológico e geológico há mais de um século, contudo, não existem políticas sólidas que garantam a conservação dos sítios existentes. Este trabalho apresenta os resultados da exposição “Olhares sobre o passado”, realizada no ano de 2014 durante o tradicional Festival de Inverno. A exposição foi desenvolvida com objetivo de apresentar aos estudantes das escolas do município e para a população local, informações sobre a arqueologia, paleontologia e geologia da região. A exposição visa cumprir um papel de ampliar as informações referentes à importância da preservação do patrimônio existente no município. Através de apresentações realizadas em linguagem adaptada aos diferentes públicos, a exposição atendeu cerca de três mil pessoas. A assimilação dos conteúdos foi mensurada através da aplicação de um questionário aplicado seis meses após a data do evento, os resultados demonstram diferenças significativas entre o conhecimento dos estudantes que frequentaram e não frequentaram a exposição.
Palavras-chave: educação; Geociências; paleontologia; fósseis.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.