A escola como um ambiente que (re)produz representações de gênero: como repensá-las?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2583Resumo
O objetivo deste artigo consiste em investigar as representações sociais de professoras e funcionárias dos anos iniciais de uma escola da rede pública no que diz respeito às questões de gênero, bem como repensar a prática e a formação docente sobre as temáticas de gênero e sexualidade. As discussões de gênero atreladas à produção no campo das representações sociais possibilitam olhares e abordagens dinâmicas para (re)pensar a construção de conceitos. Em vista disso, problematizamos neste artigo: como dialogar com as práticas e vivências de professoras sobre suas representações sociais de gênero? Como repensá-las? Para atender ao objetivo do artigo, os encaminhamentos teórico-metodológicos pautaram-se na articulação dos Estudos de gênero e da Teoria das Representações Sociais. Utilizamos como recurso um círculo dialógico, com base em Paulo Freire, para debater, problematizar e posteriormente analisar as representações sociais de gênero apresentadas pelas participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Educação; gênero; representações sociais.
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