Processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seus desafios
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2666Resumo
As Pessoas com Deficiência (PCDs) passaram por diversas fases para chegar à inclusão, mas isso ainda não atende o conceito de igualdade para todos, gerando preconceito e mistificação. Com a Lei 8.213/91, “Lei de Cotas”, as PCDs passaram a ter a garantia de oportunidades de trabalho e crescimento profissional, mas as dificuldades continuam. Investigamos então, como os coordenadores das instituições preparatórias e os responsáveis de Recursos Humanos (RH) das empresas dos respectivos contratantes enfrentam e se posicionam diante da inclusão, numa cidade do interior do estado de São Paulo. Assim, com o intuito de analisar e discutir a inclusão de PCDs no mercado de trabalho, procuramos identificar suas principais dificuldades e as das empresas na contratação, numa pesquisa de campo, qualitativa, com aplicação de um questionário com sete questões. As respostas foram divididas em dois grupos (coordenadores e responsáveis de RH), separadas por assunto e comparadas entre si. Em seguida, houve uma discussão entre essas mesmas respostas e entre as dos grupos. Concluímos que a inclusão de PCDs no mercado é impulsionada principalmente pela obrigatoriedade da Lei de Cotas, porém, isso pode ser considerado um avanço, se comparado a tempos atrás.
Palavras-chave: inclusão; pessoa com deficiência; mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.