Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre o processo de educação e reabilitação desenvolvido com indivíduos deficientes visuais. Tais reflexões são frutos de um relato de experiência sobre atividades que vem sendo realizadas em uma instituição especializada na educação de indivíduos cegos e com baixa visão, localizada no Rio de Janeiro. Essas atividades são relacionadas as Habilidades Básicas e o ensino do Sistema Braille direcionadas para a instrução de jovens e adultos reabilitandos, aqueles que perderam a visão tardiamente. Na aula de Habilidades Básicas os alunos são estimulados a aprimorar a coordenação motora, o raciocínio, a lateralidade e a localização espacial. Além disso, tem o estímulo à identificação de texturas, que são aptidões necessárias para o aprendizado do Sistema Braille. Todos os sentidos remanescentes à visão são incentivados para que esse indivíduo adquira uma nova vida a partir desse momento. Os resultados desse estudo apontam que o estímulo tátil é importante para o deficiente visual, cego ou com baixa visão, e quando percebe-se o uso do tato e dos sentidos com fluidez é adequado o ensino do Sistema Braille, que permite ao indivíduo uma independência e a recuperação do contato com a leitura e a escrita. Com essa independência, o deficiente visual é incluído na sociedade e tem o resgate da sua autoestima.
Palavras-chave: deficiência visual; reabilitação; sistema Braille.
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