Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual

Autores

  • Raffaela de Menezes Lupetina Instituto Benjamin Constant. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Lindiane Faria do Nascimento Instituto Benjamin Constant
  • Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre o processo de educação e reabilitação desenvolvido com indivíduos deficientes visuais. Tais reflexões são frutos de um relato de experiência sobre atividades que vem sendo realizadas em uma instituição especializada na educação de indivíduos cegos e com baixa visão, localizada no Rio de Janeiro. Essas atividades são relacionadas as Habilidades Básicas e o ensino do Sistema Braille direcionadas para a instrução de jovens e adultos reabilitandos, aqueles que perderam a visão tardiamente. Na aula de Habilidades Básicas os alunos são estimulados a aprimorar a coordenação motora, o raciocínio, a lateralidade e a localização espacial. Além disso, tem o estímulo à identificação de texturas, que são aptidões necessárias para o aprendizado do Sistema Braille. Todos os sentidos remanescentes à visão são incentivados para que esse indivíduo adquira uma nova vida a partir desse momento. Os resultados desse estudo apontam que o estímulo tátil é importante para o deficiente visual, cego ou com baixa visão, e quando percebe-se o uso do tato e dos sentidos com fluidez é adequado o ensino do Sistema Braille, que permite ao indivíduo uma independência e a recuperação do contato com a leitura e a escrita. Com essa independência, o deficiente visual é incluído na sociedade e tem o resgate da sua autoestima.

Palavras-chave: deficiência visual; reabilitação; sistema Braille.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raffaela de Menezes Lupetina, Instituto Benjamin Constant. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant (IBC).
  • Lindiane Faria do Nascimento, Instituto Benjamin Constant

    Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

  • Luciana Barros Farias Lima, Instituto Benjamin Constant

    Especialista em Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Especialista em Surdez e Letramento em anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Professora do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Downloads

Publicado

11/07/2017

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781